Turístico

Turístico

Potencial Turístico

O município de Valentim Gentil, indiscutivelmente, cresce de maneira equilibrada. Todos os segmentos da sua economia participam ativamente da formação do seu progresso. Agricultura, pecuária, indústria e comércio dão sua parcela de apoio à economia do município.

Aos poucos o município vai se preparando para fornecer subsídios a outro importante segmento de progresso, que é a indústria do turismo.

Os atrativos turísticos já existentes não somente atraem investidores, como cativa àqueles que os visitam, levando-os a fixarem residência e estabelecer qualquer atividade rentável.

O COMTUR – Conselho Municipal do Turismo, de Valentim Gentil, vem trabalhando com afinco objetivando fortalecer cada vez mais essa atividade, e tem por meta sensibilizar e envolver a comunidade no processo de desenvolvimento do turismo local, pois, é sabido que os turistas provocam maior impacto social e psicológico sobre os residentes, quando as comunidades anfitriãs são pequenas.

Murphy, uma das mais importantes figuras internacionais na análise dos impactos sociais do turismo, sustenta com vigor que o turismo é mais bem acolhido quando a comunidade recebe uma informação mais adequada sobre essa atividade.

Reconhece-se, entretanto, que a comunidade ou seus grupos representativos, não são especialistas em planejamento turístico, mas a manifestação dos mesmos é fundamental para o desenvolvimento sustentável desta atividade, e também para despertar novos empreendedores. Tais abordagens orientam quanto às preocupações especificas da comunidade, quanto ao desenvolvimento do turismo.

A interação com a comunidade fortalecerá o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo COMTUR, e propiciará a fomentação da atividade, de forma sustentável, consciente e participativa. O Plano Municipal de Turismo estabelece metas e diretrizes para o desenvolvimento do setor na cidade. Fruto de uma construção coletiva que envolveu entidades, poder público e comunidade, o Plano contempla ações específicas em questões como infraestrutura, promoção turística, fortalecimento de mercado e gestão, além de incentivar a integração com municípios vizinhos. A coordenação dos trabalhos foi do COMTUR.

O grande desafio do Plano é garantir que esse planejamento ultrapasse mandatos políticos e se torne um plano de Município, não de mandato. Caberá ao Conselho Municipal de Turismo monitorar a execução das propostas.

O objetivo é ter projetos de médio e longo prazo. Assim, fica menos refém das alternâncias de poder.

Uma das principais sugestões do plano é explorar as belezas naturais que o município oferece (a natureza exuberante do Parque Ecoturístico (prainha) e do Parque da Cidade (Chopplândia), além do incrementar o turismo de negócios, considerando a pujança do Parque Industrial.

É importante ter turismo nos 12 meses do ano.

Atrativos Turísticos

Parque Ecoturistico

Popularmente chamado de Prainha pela população é um paraíso natural, um dos mais belos do interior.
Conheça mais

LAGOS E PEDREIRAS

A pedreira desativada que deu origem a dois lagos águas cristalinas, formando um cenário paisagístico único.
Conheça mais

Espaço Cultural

É um dos principais locais do Município para o desenvolvimento de atividades turísticas e culturais.
Conheça mais

CENTRO DE EVENTOS

É localizado na entrada do município, ao redor há avenidas largas que facilitam o grande fluxo de visitantes.
Conheça mais

Parque Chopplândia

É localizado na Av. Eduardo Vicente e Av. Evangelista Barbosa deFreitas – na área central da cidade.
Conheça mais

Igreja Matriz São Sebastião

O terreno onde hoje está construída a Igreja, localizado na Praça Pio XII, foi doado em 1943, pelo fundador de Valentim Gentil.
Conheça mais